Chefe de Estado da RDC preside à UA em 2021
Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, foi eleito primeiro vice-presidente da União Africana (UA) para 2020 e presidente para 2021, soube-se de fonte oficial, em Addis Abeba (Etiópia).
A eleição de Tshisekedi foi anunciada por Ismaïl Omar Guelleh, presidente do Djibuti e decano africano, na abertura domingo da 33ª edição da reunião dos chefes de Estado e de Governo da UA.
Segundo a imprensa presidencial congolesa, Guelleh fez o anúncio sob aclamação da assembleia, numa reunião à porta fechada entre os chefes de Estado e de Governo pouco antes da grande cerimónia de abertura.
A mesa de 2020 é presidida pelo Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa que substitui o seu homólogo egípcio como presidente em exercício da organização pan-africana.
Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo assumirá a presidência rotativa da UA em 2021 e será o segundo Presidente da RDC a ocupar o posto no seio da organização continental após o Presidente Mobutu em 1967.
Sob a liderança de Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, a RDC está a retomar a sua posição no concerto das nações, indica a mesma fonte que acrescenta que vencida esta primeira batalha diplomática resta uma outra para obter o secretariado-geral da Zona de Comércio Livre Africano (ZCLCA) do qual a candidatura congolesa está em boa posição.
Acompanhado pela sua esposa, Denise Nyakeru, o chefe de Estado Félix Tshisekedi encontra-se desde sábado à noite em Addis Abeba.
Uma forte equipa ministerial congolesa participou nos trabalhos preparatórios, nomeadamente com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Ntumba Nzenza, e do Comércio, Jean Lucien Busa.
-0- PANA KON/BEH/FK/IZ 10fev2020