Câmara Africana da Energia e Guiné Equatorial acordam cooperação para investimento
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Câmara Africana da Energia (CAE) e a Guiné Equatorial assinaram um protocolo de acordo para a execução da iniciativa “Ano do Investimento de 2020” cujo objetivo é atrair os investidores no setor energético, anuncia um comunicado transmitido quarta-feira à PANA.
O ministro equato-guineense das Minas e Hidrocarbonetos, Gabril Mbaga Obiang Lima, gestor desta iniciativa, explicou que o seu objetivo com “ o Ano do Investimento de 2020” é tentar atrair investimentos que permitirão diversificar a sua economia, estimular o espírito de empresa, produzir proveitos para os investidores e criar empregos para os cidadãos.
No quadro da sua cooperação, o Ministério das Minas e Hidrocarbonetos e a CAE programarão e organizarão vários eventos e périplos de apresentação durante o ano de 2020, a fim de apresentar as melhores oportunidades de investimento oferecidas pela Guiné Equatorial.
O antigo subsecretário adjunto para os Serviços, Indústrias e Finanças do Ministério do Comércio dos Estados Unidos sob a administração Clinton e atual presidente da Kearney Africa Advisors, Jude Kearney, notou que a assinatura deste acordo com o Ministério das Minas e Hidrocarbonetos testemunha a sua longa história de cooperação com a CAE.
Ele defendeu que a sua condição é que a Guiné Equatorial continue a ser uma das fronteiras energéticas mais competitivas de África.
A assinatura do protocolo de acordo realizou-se à margem do dia da reunião sobre o petróleo e gás organizada, de 1 a 2 de outubro corrente, em Malabo, a capital.
A Guiné Equatorial executou a iniciativa “Ano da Energia de 2019”, que registou um sucesso, traduzindo-se na organização de várias conferências e périplos de apresentação de alto nível sobre o investimento em Malabo e à escala internacional.
-0- PANA BAL/BEH/SOC/FK/IZ 3out2019