Cotonou, Benin (PANA) - O Governo beninense organizará, numa data não precisada, uma nova operação de retirada dos meios proibidos de pesca dos cursos de água no sul do país, soube-se esta quinta-feira de fontes oficiais.
Para estas novas operações de retirada de engenhos proibidos, agentes da Brigada de Controlo de superfícies de água foram recrutados e a sua formação continua, enquanto se aguarda pelo seu desdobramento no corrente do primeiro trimestre de 2021.
Decidida em março de 2018 em Conselho dos Ministros, a operação de retirada de todos os engenhos proibidos foi efetuada, de agosto a outubro de 2019, nos lagos Ahémé, Nokoué e na laguna de Porto-Novo, bem como nos seus canais.
Estas retiradas induziram uma melhoria não apenas da qualidade da água, mas também e sobretudo , da produtividade através de um aunento das capturas de peixes, soube-se.
Mais de um ano após o fim das operações levadas a cabo, as constatações de acompanhamentos efetuadas pelos serviços competentes revelam uma recolonização progressiva das superfícies de água.
-0- PANA IT/JSG/FK/IZ 24dez2020