Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O desdobramento da Força de Defesa Nacional Sul-Africana (SANDF, sigla em inglês) na região da África Austral continua no quadro de diversas obrigações internacionais assumidos pelo país, anunciou o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.
Esta prorrogação concerne às missões em Moçambique, na República Democrática do Congo (RDC), assim como à estratégia de segurança marítima da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), anunciou sexta-feira Ramaphosa no Parlamento.
No mesmo contexto, o estadista sul-africano anunciou que serão desdobrados 1.495 elementos das SANDF a fim de participarem, de 16 de abril corrente a 31 de dezembro de 2024, na luta contra atos terroristas e extremistas violentos que grassam as regiões do norte de Moçambique.
No quadro da mesma operação batizada Vikela e avaliada em cerca de 52.000.000 de dólares americanos, tropas sul-africanas participarão na Missão de Estabilizatção da 'Organização das Nações Unidas na RDC (MONUSCO), deu a conhecer.
Duzentos elementos sul-africanos serão mobilizados no quadro da Estratégia de Segurança Maritima da SADC (SADC MSS) a fim de anularem ameaças da pirataria e outras atividades maritimas iao longo da costa sul-africana no Oceano Índico, segundo o Presidente Ramaphosa.
-0- PANA CU/MA/MTA/IS/SOC/DD 26abril2024