Lomé, Togo (PANA) - Eleições legislativas e eleições regionais realizar-se-ão a 13 de abril próximo, soube a PANA de fonte oficial.
O anúncio consta de um comunicado publicado no final do Conselho de Ministros, a que a PANA teve acesso esta sexta-feira em Lomé.
A campanha eleitoral, segundo um decreto presidencial, começa a28 de março próximo com o término previsto para 11 do mês seguinte, segundo a mesma fonte.
Outro decreto também exarado âmbito da organização destes dois escrutínios aumenta o número de deputados, de 91 para 113, ratificando assim a votação recente dos deputados na Assembleia Nacional, no que diz respeito ao número de assentos parlamentares no país.
Contudo, sublinha o documento, a questão da distribuição equitativa dos assentos de deputado, tendo em conta o número da população por região e prefeitura, ainda não foi examinada.
A oposição, relativamente aos dois escrutínios, também exige a revisão do registo eleitoral, embora a mesma tenha sido considerada fiável por um grupo de especialistas da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e tenha causado protestos no seio da comunidade política.
O mandato dos deputados terminou a 31 de dezembro último.
Quanto às regionais, elas realizar-se-ão pela primeira vez no Togo.
-0- PANA FAA/JSG/SOC/MAR/DD 09fev2024