Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Os Springboks, campeões do Mundo de Râguebi da África do Sul, iniciaram quinta-feira uma digressão nacional de quatro dias em Pretória, marcada pelas boas-vindas do Presidente Cyril Ramaphosa ao regresso de França, onde conquistaram o título.
Na final mais emocionante da história, a África do Sul venceu a Nova Zelândia por 12-11 e tornou-se a primeira nação a vencer o torneio quatro vezes.
“Vocês elevaram o moral de uma nação inteira e nos encheram de orgulho. Vocês uniram a África do Sul”, disse Ramaphosa, que esta semana declarou o dia 15 de dezembro feriado para celebrar a vitória histórica. . Ele acrescentou que o desempenho do Springboks “nos lembrou que, mesmo em meio aos nossos muitos desafios, há sempre espaço para otimismo e esperança”.
Dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas da capital para cumprimentar o capitão Siya Kolisi e o resto da equipa.
“Somos muito diversos e queremos mostrar que a diversidade é a nossa força”, disse Kolisi, discutindo a dinâmica racial dentro da equipa.
Mais tarde na quinta-feira, os Springboks viajam para Joanesburgo e Soweto. Eles viajarão então para a Cidade do Cabo na sexta-feira, Durban no sábado e East London no domingo.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/SOC/MAR 02nov2023