41 pessoas morrem em inundações em 2021 no Burkina Faso, diz Governo
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Inundações de 2021 afetaram 130.456 pessoas nas 13 regiões do país, com 41 mortos, anunciou quinta-feira Ursule Kaboré, secretária-geral do Ministério da Ação Humanitária.
Falando por ocasião do Dia Internacional de Prevenção de Catástrofes, Ursule Kaboré informou que o Burkina Faso está exposto a várias catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.
A seu ver, as mais recorrentes são secas, ventos violentos, inundações, insegurança alimentar, incêndios, conflitos intercomunitários, epidemias e epizootias, entre outras.
Além disso, a crise de segurança, prevalecente desde 2015 no Burkina Faso, levou a um deslocamento massivo de 1.710.419 pessoas a 31 de agosto de 2022 e causou numerosas perdas de vidas humanas, a destruição e o fechamento de estabelecimentos escolares, sanitários, administrativos, entre outros, acrescentou.
Esta situação, que aumenta necessidades das vítimas e pessoas afetadas, engrossa significativamente encargos sociais enfrentados pelo Estado e pelos seus parceiros técnicos e financeiros.
O Burkina Faso comemorou a efemeride sob o lema "Sistema de Alerta Precoce Multirrisco: Qual estratégia de operacionalização no Burkina Faso?" através da realização de um fórum.
A secretário-geral do Ministério burkinabe da Ação Humanitária recomenda um sistema de alerta precoce multirrisco focado nas populações e que permita às comunidades ameaçadas por perigos atuarem de forma diligente e adequada para reduzirem eventuais danos e inconveniências.
Também anunciou a divulgação e melhoria dos serviços hidrometeorológicos que permitam lançar alertas precoces em caso de sinistros ou crises, como desafios por ultrapassar.
"É com o reforço das capacidades de vários intervenientes ligados ao setor e a colaboração entre vários Ministérios envolvidos que será possível ter-se sistemas de alerta mais eficientes no Burkina Faso", indicou.
-0- PANA NTDD/JSG/MAR/DD 14out2022