Vice-Presidente da Líbia insta África a ultrapassar crises económicas
Trípoli, Líbia (PANA) - O vice-presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Moussa al-Kouni, sublinhou a necessidade de trabalhar para a cooperação com os países do primeiro mundo para ajudar os países do Magreb e de África a superarem as suas crises económicas.
Falando quinta-feira na Cimeira dos BRICS na África do Sul, Al-Kouni sublinhou a necessidade de ajudar os países do Magrebe e de África a superar as suas crises económicas e alcançar o desenvolvimento sustentável através de um financiamento justo através da parceria estratégica que está a ser estabelecida hoje entre África e os BRICS, disse uma declaração do Conselho Presidencial.
O vice-presidente do Conselho da Líbia participará, segundo a mesma fonte, esta quinta-feira à noite, na mesa redonda do diálogo entre a China e África sobre a parceria estratégica e o desenvolvimento.
Deve-se notar que a Cimeira dos BRICS que termina hoje visa aproveitar todo o potencial dos BRICS para uma recuperação económica global abrangente e para o desenvolvimento sustentável, para reforçar parcerias mutuamente benéficas com a África e o Sul num mundo multipolar, para aprofundar e reforçar a multipolaridade e para implementar reformas de governação global em finanças e empréstimos, além de promover operações de paz, proteger o ambiente e enfrentar os perigos das alterações climáticas.
O BRICS é uma sigla para um grupo de cinco países que se reúnem desde 2011 em cimeiras anuais: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na 15ª cimeira de 2023, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa anunciou que a Arábia Saudita, a Argentina, o Egipto, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irão foram convidados a aderir ao bloco; a sua adesão plena entrará em vigor a 1º de janeiro de 2024.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR 25agosto2023