Agência Panafricana de Notícias

Presidente da UA pede apoio para África

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O presidente em exercício da União Africana (UA), Teodoro Obiang Nguema Mbassogo, pediu quarta-feira, diante da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, às nações desenvolvidas para ajudar África a relançar a sua economia e apoiar as vítimas da mudança climática.

O chefe de Estado equato-guineense explicou que África foi duramente afetada pela crise económica mundial e que a participação do continente nos mercados internacionais permanecia « muito fraca » apesar do seu potencial económico e humano elevado.

« África necessita de apoio tecnológico e económico que possa transformar os seus importantes recursos económicos, o que não só vai contribuir para acelerar o seu desenvolvimento económico, mas igualmente para a estabilidade económica dos seus parceiros », sublinhou.

Além da crise económica, Obiang Nguema Mbassogo constatou que o continente africano estava confrontado com os efeitos destruidores da mudança climática, nomeadamente com as catástrofes naturais, a seca, a fome e as doenças que afetaram milhões de pessoas.

Afirmou que "a União Africana organizou recentemente uma conferência de doadores para apoiar as vítimas do Corno de África, visto que a Somália é um dos países mais afetados".

« A União Africana comprometeu-se a fazer face a esta situação de emergência, mas necessitamos ainda da mão amigável da comunidade internacional », indicou o Presidente equato-guineense.

Ele exortou as nações desenvolvidas a cumprir com as suas obrigações no quadro do Protocolo de Quioto e a indemnizar os países em desenvolvimento pelos danos causados pelo aquecimento global.

Obiang Nguema Mbassogo lembrou igualmente que as mulheres, as crianças e os jovens foram duramente afetados pelas crises económica e climática e que era essencial fornecer-lhes ajuda para assegurar o desenvolvimento e o progresso futuros do continente.

O Presidente equato-guineense instou os Governos africanos a trablhar para o crescimento e o desenvolvimento das suas nações a fim de se atacar aos desafios globais.

-0- PANA AA/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 22set2011