Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde cria fundo para facilitar acesso à água e saneamento

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um mecanismo de pré-financiamento de infraestruturas de água e saneamento destinado às famílias vulneráveis, denominado Fundo de Acesso Social (FAS), vai ser implementado ainda este mês em Cabo Verde, apurou a PANA terça-feira, na cidade da Praia.

O Fundo conta com um financiamento inicial de um milhão de dólares americanos do Millennium Challenge Corporation (MCC) no quadro da implementação do segundo Compacto do Millennium Challenge Account em Cabo Verde (MCA-CV).

No âmbito deste Compacto, Cabo Verde vai beneficiar de um envelope financeiro de 66,2 milhões de dólares americanos desse programa norte-americano para programas de desenvolvimento.

O FAS, que vai contar também com uma doação de 400 mil dólares americanos da Coca-Cola Africa Foundation, visa financiar as Organizações não Governamentais e a sociedade civil organizada com projetos de ligação domiciliária de água e saneamento.

Ao mesmo tempo, vai permitir o alargamento da rede de água e saneamento a nível urbano e rural às famílias vulneráveis, em particular às mulheres chefes de famílias.

As populações vão beneficiar também de financiamento de kits sanitários, para permitir o acesso ao saneamento individual, criar a consciência dos benefícios da saúde, segurança e qualidade de vida.

Espera-se que o Fundo de Acesso Social venha a beneficiar cerca de duas mil famílias em todo o arquipélago.

-0- PANA CS/IZ 09abril2014