Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia acolhe Cimeira de Chefes de Estado sobre Segurança no Sahel

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Os chefes de Estado e de Governo dos países envolvidos no processo de Nouakchott para a segurança no Sahel organizam uma cimeira esta quinta-feira na capital mauritana, soube a PANA de fontes oficiais.

O evento é organizado conjuntamente pelo Governo mauritano e pela União Africana (UA) com o apoio da Organização das Nações Unias (ONU) e da União Europeia (UE).

Os países membros do processo de Nouakchott são os do G-5 do Sahel, designadamente o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad. A estes Estados acrescentam-se a Argélia, a Côte d'Ivoire, a Guiné Conakry, a Líbia, a Nigéria e o Senegal.

Várias organizações subregionais e internacionais como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Organização da Conferência Islânica (OCI) participam nesta reunião.

O encontro de Nouakchott foi antecedido quarta-feira por uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros que abordou "as próximas etapas na aplicação do processo e as observações introdutivas da UA".

-0- PANA SAS/TBM/SOC/MAR/TON 18dez2014