Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry defende regresso rápido de Marrocos à União Africana

Rabat, Marrocos (PANA) – O Presidente guineense, Alpha Condé, desejou o regresso rápido de Marrocos à União Africana (UA), considerando "anormal" a sua ausência da organização continental.

Numa declaração à imprensa à sua chegada terça-feira a Fès, para assistir à nona edição do Salão Internacional da Agricultura de Marrocos (SIAM), Condé garantiu igualmente que o seu país continuará a apoiar a proposta de autonomia para o Sara Ocidental.

"Nós desejamos que Marrocos recupere a sua posição o mais cedo possível no seio da União Africana, da qual é um membro fundador", disse.

Neste sentido, ele lembrou o apoio histórico da Guiné-Conakry a Marrocos sobre este dossiê, congratulando-se com "a longa história" de amizade entre os dois países.

"Esperamos que esta questão seja resolvida o mais cedo possível", insistiu.

Segundo o seu programa, o Presidente guineense assiste esta quarta-feira em Meknès à sétima sessão da agricultura que decorre sob o lema "Agricultura Familiar", antes de participar, quinta-feira, na abertura oficial do SIAM que prosseguirá até 3 de maio próximo.

-0- PANA AT/JSG/FK/IZ 23abril2014