Agência Panafricana de Notícias

Côte d´Ivoire pede regresso de Marrocos à União Africana

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O ministro ivoiriense dos Negócios Estrangeiros, Charles Koffi Diby, afirmou quinta-feira em Abidjan que "Marrocos deve retomar o seu lugar de escolha no seio da União Africana (UA)".

Marrocos abandonou a Organização da Unidade Africana (OUA), antecessora da UA, em 1984 depois da admissão da República Árabe Sarauí Democrática (RASD).

"O nosso desejo é que Marrocos possa regressar à UA, da qual é um dos pais fundadores", indicou o chefe da diplomacia ivoiriense, considerando que a persistência do conflito do Sara "não trouxe nada positivo à sub-região e aos seus povos".

Num comunicado conjunto divulgado quarta-feira em Abidjan, por ocasião da visita oficial do Rei de Marrocos Mohammed VI à Côte d'Ivoire, o soberano marroquino e o Presidente Alassane Ouattara sublinharam que "a persistência do conflito em redor do Sara marroquino constituía uma ameaça potencial para a integridade territorial e a segurança dos Estados da região e um obstáculo sério ao desenvolvimento duma integração regional conforme às aspirações dos povos africanos".

"A este nível, o Presidente Alassane Ouattara reafirmou a posição constante da Cote d´Ivoire e sublinhou que a inciativa marroquina duma ampla autonomia no Sara constituía uma solução necessária para a resolução definitiva deste conflito", acrescentou o comunicado.

-0- PANA AT/JSG/MAR/TON 21março2013