Agência Panafricana de Notícias

União Africana propõe criação de comissão para apoio à Líbia

Roma, Itália (PANA) – O representante da União Africana (UA) na segunda Conferência Internacional de Apoio à Líbia em curso em Roma, na Itália, Smaïl Chergui, propôs a criação duma comissão especial dotada dum plano de trabalho anual para apoiar o mesmo país.

« Estamos prontos para criar um grupo de alto nível da União Africana para facilitar o diálogo entre os Líbios a fim de concretizar a reconciliação nacional », indicou o comissário da UA para a Paz e Segurança diante da conferência na qual participam sete organizações internacionais.

UA está decidida a conceder apoio necessário à Líbia para a ajudar a sair da crise prevalecente no seu território, garantiu Chergui.

«O nosso objetivo deverá basear-se na avaliação feita pelos Líbios a fim de que o nosso apoio esteja conforme com a realidade do seu país. A UA e os países vizinhos estão também prontos para apoiar, de forma decisiva, as escolhas do povo líbio e dos seus representantes com vista a a uma aproximação prática e concreta das suas posições”, acrescentou o responsável africano.

Smaïl Chergui anunciou que a UA projeta lançar, com a participação do Governo líbio e de integração de grupos armados no quadro de intercâmbio de experiências com países africanos confrontados com uma situação similar.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 7março2014