Agência Panafricana de Notícias

UA envia 40 observadores às eleições presidenciais na Guiné-Bissau

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) vai enviar uma missão de 40 observadores liderados pelo ex-Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, à Guiné-Bissau no quadro da segunda volta das eleições presidenciais de 18 de maio próximo, anuncia esta sexta-feira um comunicado da Comissão da organização pan-africana (CUA).

Segundo o comunicado, o envio da Missão de Observação Eleitoral da UA (AUEOM) foi aprovado pela presidente da CUA, Nkosazana Dlamini Zuma.

A missão, que integra 40 observadores da UA formados e provenientes de diferentes instituições africanas, dos quais o Parlamento Pan-africano, as organizações de defesa dos direitos humanos e a sociedade civil, será enviada a 10 de maio corrente e permanecerá no país até ao anúncio dos resultados definitivos.

Ela apresentará o seu relatório preliminar a seguir ao escrutínio antes do relatório global e pormenorizado cerca de dois meses após as eleições.

Uma segunda volta é organizada para esta eleição presidencial na Guiné-Bissau por nenhum candidato ter obtido a maioria na primeira volta, segundo a Comissão Eleitoral Nacional.

O ex-ministro das Finanças, José Mário Vaz, candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), defrontará Nino Gomes Nabiam, que é apoiado pelo Exército.

José Vaz obteve na primeira volta 40,99 porcento dos votos contra 25,14 para Nino Nabiam.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/TON 09maio2014