Agência Panafricana de Notícias

Situação humanitária no norte da Nigéria continua má, diz ONU

Tunis, Tunísia (PANA) - A situação humanitária no norte da Nigéria e em certas regiões dos países vizinhos afetados pelo conflito nigeriano continua má por causa dos atos terroristas da seita islamita nigeriana Boko Haram.

Esta declaração foi feita segunda-feira pela sub-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregue dos Assuntos Humanitários e coordenadora adjunto da ONU para Socorros de Emergência, Kyung-wha Kang.

Kand anunciou que o conflito afeta particular e gravemente mulheres, crianças e jovens e que mais de sete mil e 300 civis foram mortos, desde 2014, por Boko Haram, que também provocou danos a mais de 300 escolas.

Menos de 40 porcento dos serviços de saúde funcionam nas regiões afetadas, indicou a funcionária onusina, sublinhando no entanto que uma intensa campanha será realizada sobre violações flagrantes dos direitos humanos, incluindo violências sexuais e o tráfico de crianças.

A comunidade internacional deve prestar assistência para melhorar a situação humanitária urgente no nordeste da Nigéria e garantir a proteção de civis nesta parte do país, advogou a coordenadora adjunta da ONU dos Socorros de Emergência.

-0- PANA AD/IN/BEH/DIM/DD 31março2015