Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Comissão da UA lança Fundação da UA

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini-Zuma, lançou sábado a Fundação da UA em Addis Abeba, a capital da Etiópia.

Num comunicado de imprensa, a presidente da Comissão da UA declarou que « apesar de a Fundação aceitar fundos provenientes de doadores estrangeiros deveremos começar a financiar nós próprios os nossos projetos de desenvolvimento ».

Dlamini-Zuma indicou que a questão das fontes de financiamento locais e alternativas foi um elemento intrínseco dos compromissos do continente nos seus valores pan-africanos de autodeterminação, de solidariedade e de autonomia.

Ela lançou, por conseguinte, um apelo aos africanos para agir como embaixadores de boa vontade da fundação.

No entanto, ela disse que os ministros africanos do Plano e Finanças deliberaram sobre a questão mas o problema será debatido de forma mais larga em março próximo.

Criada pela cimeira dos chefes de Estado da UA em maio de 2013, a Fundação da União Africana visa financiar os projetos prioritários em África através de contribuições voluntárias.

A fundação vai concentrar-se principalmente nas questões críticas em conformidade com o programa de 2063 da UA. As outras prioridades que serão financiadas pela fundação envolvem o desenvolvimento de capacidade e dos recursos humanos, a emancipação das mulheres e igualdade dos géneros, a integração regional, o desenvolvimento da juventude e do empreendedorismo em África.

-0- PANA PR/VAO/MTA/TBM/IBA/FK/TON 02fev2014