Agência Panafricana de Notícias

Estados-Maiores da CEDEAO abordam crise maliana

Dakar, Senegal (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, declarou em Dakar que os Estados-Maiores dos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vão reunir-se esta quinta-feira em Abidjan, na Côte d’Ivoire, com vista a examinar as decisões políticas tomadas pelos chefes de Estado a propósito da crise maliana, noticiou quarta-feira à noite a Televisão Nacional Senegalesa.

Presente na celebração do 52º aniversário da festa da independência do Senegal, quarta-feira, Jean Ping indicou que a UA apoiava «integralmente » a reclamação, pela CEDEAO, do regresso à ordem constitucional no Mali.

« Todas as decisões tomadas na cimeira de Dakar pelos líderes da CEDEAO têm a adesão da organização continental », afirmou.

Segundo ele, o Conselho de Paz e Segurança da UA reuniu-se terça-feira em Addis Abeba, na Etióipia, para exprimir a mesma solidariedade.

Os chefes de Estados da CEDEAO decidiram, terça-feira em Dakar, impor imediatamente um embargo diplomático, político e económico contra o Mali até que a junta deixe o poder confiscado a 22 de março.

-0- PANA SIL/AAS/FK/TON 05abril2012