Agência Panafricana de Notícias

Empresa cabo-verdiana inaugura sistema de telecontrolo de redes de água e energia

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um sistema de televigilância e telecomando, de tecnologia de monitorização das redes de água e de energia, o primeiro do género a operar no arquipélago cabo-verdiano, será inaugurado esta quinta-feira na cidade da Praia, apurou a PANA de fonte segura.

Trata-se de um sistema que permitirá supervisionar 24 sobre 24 horas as redes de distribuição da água potável e da energia, o que irá permitir reduzir substancialmente desperdícios e reforçar a boa gestão destes recursos.

Conforme uma fonte da empresa, a aposta nestes recursos deve-se ao reconhecimento pela empresa da problemática da escassez da água e dos recursos energéticos bem como da sua importância no desenvolvimento da ilha do Sal, onde o turismo é tido como um motor do desenvolvimento económico de impacto nacional.

Uma das finalidades do sistema é a produção de informações que permitirão o fornecimento de dados estatísticos e de informações essenciais para a melhoria da gestão e da manutenção do mesmo.

Também permitirá exercer um controlo sobre as instalações da APP, conferindo assim a sustentabilidade do sistema de produção e distribuição, tanto a nível socioeconómico quanto ambiental.

“O combate às perdas é um dos principais desafios para a sustentabilidade do sistema de abastecimento de água e energia em Cabo Verde”, refere a fonte.

A inauguração do novo sistema enquadra-se no âmbito das comemorações do 15º aniversário da criação da APP, uma empresa privada dedicada à gestão integral da água, desde a dessalinização, potabilização, distribuição, recolha e tratamento de águas residuais e produção de água reciclada assim como ao fornecimento de energia.

Sob o lema “Água e Energia, protagonistas do Desenvolvimento”, a inauguração do sistema de Telecontrolo e Telecomando da APP simboliza, segundo a mesma fonte, uma reflexão sobre a sustentabilidade do sistema de abastecimento de água e de energia num contexto nacional de escassez dos dois recursos e o elevado custo na produção e distribuição.

-0- PANA CS/DD 21mai2015