Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente sul-africano em Maseru para discussões sobre crise no Lesoto

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – O Vice-Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, deve voltar a Maseru, capital do Lesoto, nesta segunda-feira, 22, no quadro da sua missão de mediação regional destinada a restabelecer a paz, a estabilidade e a democracia neste pequeno país da África Austral.

O facilitador da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deve ficar dois dias no reino.

Desde a sua nomeação pela dupla troïka dos chefes de Estado e de Governo da SADC mais a RD Congo e a Tanzânia, Ramaphosa deslocou-se a 18 de setembro ao Lesoto onde se reuniu com o Rei Letsie III, com as autoridades governamentais, com os partidos políticos da oposição, mas igualmente com o colégio dos chefes.

Segundo o seu porta-voz, Ronnie Mamoepa, esta última visita tem por objetivo criar um clima em que a população do Lesoto pode resolver os seus desafios políticos em conformidade com as leis locais e os princípios democráticos.

Contudo, é essencial encontrar uma solução aos problemas políticos e de segurança para preparar as eleições que foram avançadas, abrir o Parlamento e estabilizar a situação de segurança, para que Lesoto volte à ordem constitucional.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 22set2014