Agência Panafricana de Notícias

União Europeia apoia iniciativa regional de luta contra rebeldes do LRA

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu conceder uma ajuda de 2 milhões de euros à União Africana (UA), destinada à iniciativa regional de luta contra o Exército de Resistência do Senhor (LRA), grupo armado que opera no Uganda, na República Democrática do Congo (RDC) e na República Centro Africana (RCA).

Concedida para um período de 17 meses, esta ajuda vai abranger, entre outros, os custos ligados aos equipamentos de comunicação e as despesas de funcionamento desta iniciativa.

Para a UE, o LRA permanece o principal fator de destabilização na região, nomeadamente no Sudão do Sul, na RDC e na RCA.

Segundo relatórios de Organizações não Governamentais (ONG) que atuam na região, pelo menos 353 mil pessoas foram deslocadas nos países assolados pelo LRA.

Para combater as ações violentes levadas a cabo por este grupo armado, a UA decidiu em 2011 criar a iniciativa de cooperação regional para conter o LRA no Uganda, no Sudão do Sul, na RDC e na RCA,

Esta iniciativa abrange um mecanismo de coordenação que gere os níveis político e estratégico e que é integrado pelo comissário da UA para Paz e Segurança, bem como pelos ministros da Defesa dos países envolvidos.

A iniciativa mobiliza uma força de intervenção que conta atualmente 3.085 soldados fornecidos pelos países em que o LRA opera.

-0- PANA AK/TBM/IBA/CJB/TON 31mar2014