Agência Panafricana de Notícias

UNICEF doa material escolar ao Governo burundês

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregou terça-feira ao Governo burundês um lote de cadernos e canetas para ajudar cerca de 330 mil alunos de zonas desfavorecidas a iniciarem segunda-feira próxima o ano lectivo 2009-2010.
"O custo do material escolar continua muito elevado para a maioria das famílias pobres", deplorou a agência especializada onusina num comunicado transmitido terça-feira à PANA em Bujumbura.
Com este gesto, pretende-se apoiar e acompanhar a medida da "gratuidade da educação primária" susceptível de acelerar o alcance do objectivo da Educação Para Todos (EPT) até 2015, indica a nota.
As províncias beneficiárias desta doação estimada em 500 mil dólares americanos são as de Bubanza, Kirundo e Muyinga, no norte do país, que acusam piores indicadores em matéria de escolarização.
A taxa de inscrição no primeiro ano escolar nestas três províncias pobres do Burundi oscila entre 70 e 72 por cento, contra uma média nacional de 85 por cento, indica o comunicado.
De acordo com a mesma fonte, o número de crianças cujas idades compreendidas entre os sete e os 12 anos e que não vão à escola no Burundi, elevar-se-ia para 283 mil 81.
O UNICEF projecta, por outro lado, construir 15 escolas primárias e outros tantos centros integrados de desenvolvimento da criança capazes de acolher até quatro mil 500 pequenos alunos durante o ano lectivo 2009-2010.