Agência Panafricana de Notícias

UE saúda acordo preliminar entre rebeldes e Governo maliano

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O representante especial da União Europeia (UE) para o Sahel, Michel Reveyrand de Menthon, saudou o acordo preliminar assinado em Ouagadougou (Burkina Faso) terça-feira entre o Governo interino do Mali e os rebeldes tuaregues, agrupados no seio do Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA) e do Alto Conselho Unido de Azawad (HCUA).

« Trata-se dum acordo equilibrado que abre a via para a organização de eleições presidenciais em todo o território maliano, nomeadamente na cidade de Kidal, na data prevista. As negociações continuarão depois entre as autoridades saídas do escrutínio presidencial de julho próximo e os movimentos malianos do Norte », declarou De Menthon, que efetua uma visita de três dias à Mauritânia.

O acordo preliminar prevê um cessar-fogo imediato, o regresso do Exército e da Administração maliana para permitir as eleições presidenciais de 28 julho próximo, o desarmamento dos rebeldes e a continuação do diálogo sobre as questões de fundo com as futuras autoridades eleitas do Mali.

-0- PANA SAS/JSG/FK/TON 19junho2013