UE reafirma seu apoio ao processo eleitoral na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - A União Europeia (UE) reafirmou a sua disponibilidade para apoiar o roteiro global que visa restaurar a legitimidade do Governo líbio através das eleições nacionais, soube a PANA de fonte oficial.
A informação foi dada pelo embaixador da UE na Líbia, Nicola Orlando, num twitter publicado esta sexta-feira, na plataforma X.
O diplomata europeu disse acabar de chegar a Berlim (a capital da Alemanha) para assistir a uma primeira reunião, em quatro anos, do Comité Internacional de Acompanhamento do Processo de Berlim sobre a Líbia, organizada pela Missão de Apoio das Nações Unidas à Líbia (MANUL,).
Acrescentou que a reunião em apreço “representa uma ocasião de mobilizar o apoio internacional” aos esforços da representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Hanna Tetteh, “para relançar um processo político liderado pelos líbios e que responda às expetativas deste povo em matéria de unidade, estabilidade e prosperidade partilhada.”
Terca-feira última, Nicola Orlando participou, em Tripoli, junto com embaixadores e encarregados de negócios acreditados na Líbia da Alemanha, da Grécia, da Espanha, da Franla, da Itália, de Malte, dos Países Baixos e do Reino Unidos, num encontro de troca de ideias, organizado pelos membros do Conselho Presidencial Lóbio, nomeadamente Abdallah Al-Lafi e Moussa Al-Kouni.
O fórum versou sobre os meios de alavancar o processo político líbio antes duma próxima reunião do Comité Internacional de Acompanhamento do processo de Berlim sobre a Líbia, lançado durante a conferência de Berlim sobre a crise nesse país, a 19 de janeiro de 2020.
Orlando disse ter sublinhado nessa ocasião "o papel do Conselho Presidencial Líbio, enquanto instituição unificadora."
Afirmou um apoio firme da UE à representante especial de António Guterres (Secretário-Geral da ONU) na Líbia e aos esforços da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), para relançar um processo pilotado pelos líbios com base em propostas Comité Consulttvo.
“Atendendo ao contexto de segurança frágil e a profundas divisões que afetam os líbios, excortámos a todas as partes envolvidas a rejeitarem ações unilaterais e a empenharem-se seriamente no processo facilitado pela ONU com vista a eleições nacionais e ao renovação da legitimidade governamental”, escreveu Orlando na sua página no X.
Sublinhou qua a conferência de Berlim sobre a crise líbia será essencial para reforçar a unidade internacional, garantido no entanto que “apenas os líbios podem mostra a via.”
Disse nesta ótica, encorajar todos os cidadãos a partiparem no inquérito levado a cabo pela MANUL e fazer entender a voz deles.
A conferência de Berlim sobre a Líbia foi convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, a 19 de janeiro de 2020 ,para debelar a crise naquele país da África do Norte.
Na abertura do fórum, António Guterres pediu ao mundo para “passar de palavras para os atos na busca da solução para o conflito no país.”
“A credibilidade da comunidade de nações está a ser testada com a situação”, alertou Guterres prometendo dar apoio total aos esforços em prol de progressos concretos no terreno.
De facto, o processo político líbio encontra-se num impasse total devido a bloqueios entre protagonistas da crise líbia sobre litígios relativos ás leis eleitorais e questões políticas pendentes, o que leva a uma divisão institucional co dois governos, sendo um em Tripoli, reconhecido pela comunidade internacional, e outro parelelo, que é o Parlamento, instalado no leste do país.
A MANUL iniciou consultas intensas sobre as conclusões do Comité Consultivo, composto por 20 personalidades líbias com experiência política, constitucional e jurídica e eleitoral, incluindo mulheres representantes de diferentes regiões do país e componentes culturais.
A incumbência destas personalidades e propor escolhas tecnicamente sólidas e politicamente viáveis para resolverem questões litigiosas que entravam a realização de eleições que devam unificar as suas instituições e culminar com a paz e estabilidade.
-0- PANA BY/IS/DD 20junho2025