Agência Panafricana de Notícias

UE felicita Governo sudanês por autorizar mulher apóstata deixar Sudão para Itália

Cartum, Sudão (PANA) - A União Europeia (UE) saudou quinta-feira o Governo sudanês por ter autorizado uma mulher acusada de apostasia, Meriam Ibrahim, a deixar o Sudão para a Itália.

"A delegação da União Europeia em Cartum está feliz porque Meriam Ibrahim e a sua família foram autorizadas a deixar o Sudão hoje (quinta-feira) para a Itália após terem obtido um visto de saída", indica um comunicado divulgado pelo Escritório da UE em Cartum.

Esta autorização, acrescentou a nota, se seguiu à decisão de anulação, em junho último, duma sentença de morte contra Meriam Ibrahim por ter virado as costas ao Islão.

Neste comunicado transmitido à PANA em Cartum, a delegação da UE reafirma a importância de proteger os direitos humanos fundamentais e de garantir a liberdade de culto e crença a todos, reiterando as suas felicitações ao Governo sudanês por ter tomado esta decisão.

No entanto, o Governo sudanês não publicou nenhum comunicado sobre o assunto, embora a apóstata já esteja na Itália desde quinta-feira de manhã.

-0- PANA MO/VAO/MTA/DIM/DD 25julho2014