Agência Panafricana de Notícias

UE concede 3 biliões de euros aos países do Corno de África

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) vai anunciar a mobilização de três biliões de euros para o período de 2014 a 2020 para a Etiópia, o Djibuti e o Quénia, indica um comunicado da organização publicado esta terça-feira em Bruxelas.

O anúncio será feito por ocasião do périplo de trabalho iniciado na África Oriental pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em companhia do diretor-geral adjunto da Cooperação para o Desenvolvimento da Comissão Europeia, Marcus Cornaro, do presidente do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, do presidente do Banco Islâmico de Desenvolvimento, Ahmad Mohamed al-Madani, e do vice-presidente da Comissão da União Africana (CUA), Erastus Mwencha.

A delegação de alto nível vai encontrar-se com os chefes de Estado e os ministros dos países do Corno de África para discutir sobre os desafios a enfrentar e o futuro da cooperação nesta região.

Segundo o comunicado, a UE pretende ajudar a região a instaurar estruturas políticas
« robustas e responsáveis pelas suas ações », reforçando a cooperação comercial e económica, bem como financiando atividades de manutenção da paz através do fornecimento de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento com vista a estabelecer a paz, a estabilidade, a resiliência e o crescimento.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 28out2014