UE apoia integração comercial na África Ocidental
Cotonou, Benin (PANA) - A União Europeia vai apoiar a integração comercial na África Ocidental através do financiamento do Programa para a Competitividade na África Ocidental (WACOMP, vertente Benin), soube sábado a PANA junto da Delegação Nacional da UE.
Avaliado em três biliões e 280 milhões de francos CFA, ou cinco milhões de euros, o programa tem por objetivo “Reforçar a Competitividade da África Ocidental e Promover a Integração dos Países no Sistema Comercial Regional e Internacional”.
Mais especificamente, o programa trabalhará para melhorar o desempenho do crescimento e da contribuição para a indústria, para o comércio regional e as exportações, de cadeias de valores selecionados, bem como a melhoria do clima de negócios aos níveis nacional e regional.
O programa WACOMP global (120 milhões de euros) compreende uma componente regional e 16 componentes nacionais (15 Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO, a Mauritânia).
O Benin escolheu soja e as novas tecnologias/economia digital para esta intervenção.
A aplicação da vertente digital do WACOMP será confiada à Agência belga de desenvolvimento, ENABEL, com um montante de dois milhões e 800 mil euros e começará em início de 2020, enquanto a intervenção sobre soja, com um montante indicativo de um milhão e 800 mil euros, está ainda em fase de preparação e vai arrancar mais tarde em 2020.
Este programa, segundo as autoridades beninenses, permitirá promover uma transformação estrutural das duas cadeias de valor para melhorar o acesso aos mercados regionais e internacionais.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/IZ 17nov2019