Agência Panafricana de Notícias

UA e CEDEAO saúdam "sentido elevdado do patriotismo dos senegaleses"

Dakar, Senegal (PANA) – A Missão de Observação Conjunta da União Africana (UA) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) saudou terça-feira em Dakar o “sentido elevado do patriotismo dos senegaleses” nas eleições legislativas antecipadas ocorridas domingo último, soube a PANA de fonte oficial.

Lendo, terça-feira última em Dakar, uma declaração liminar, a que se seguirá um relatório definitivo desta missão conjunta de observação eleitoral, o chefe adjunto da mesma, Roland Kouassi Amoussouga Géro, louvou também o “comportamento pacífico” das partes envolvidas no processo eleitoral em apreço. 

A seu ver, o processo de votação decorreu “globalmente sem incidentes e num ambiente largamente pacíico” que permitiu aos eleitores exercerem o seu direito a voto sem entraves.

Realçou a eficácia das autoridades e dos órgãos encarregues da organização na condução e coordenação dos operadores eleitorais que resultou num bom desenrolamento do escrutínio.

Também considerou digno de realçe “o jogo limpo” dos atores políticos, nomeadamente dos candidatos derrotados que felicitam o partido Pastef que venceu o escrutínio, logo após a contagem dos votos, antes mesmo do anúncio oficial dos resultados.

No entanto, recomendou às autoridades competentes senegalesas oara consolidarem as suas “referências democráticas”, em particular a gestão das eleições no país.

Exortou-lhes a adotarem "um boletim de voto único que possa conter todos os candidatos e/ou os símbolos dos partidos e das coligações, a fim de reduzirem a utilização de boletins de voto múltiplos e eventuais custos ligados à compra e impressão do material eleitoral.

Os observadores pediram-lhes igualmente para preverem, nas próximas eleições, instalações adequadas a fim de permitirem às pessoas de fraca mobilidade terem acesso sem entraves aos postos de voto, com vista a inclusividade do processo eleitoral. 

Referia-se a ‘’certtos postos de vote (20,52 por cento) que não estavam facilmente acessíveis às pessoas de fraca mobilidade, em particular idosos’’.

Por sua vez, o chefe da Missão Conjunta da CEDEAO-UA, Francis Alex Tsegah, considerou “muito frutuosa” a sua tarefa no Senegal, dizendo esperar que suas observações e recomendações no terreno sejam implementadas pelas autoridades respetivas.

Estiveram igualmente presentes nesta cerimónia o chefe da missão da UA, Calixte Aristide Mbari, o embaixador do Togo na Nigéria, Léné Dimban, cumulativamente representante do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel (UNOWAS).

A Missão Conjunta de Observação da UA e da CEDEAO desdobrou 140 membros repartidos em 43 grupos nas 14 regiões du Senegal para observar o desenrolamento das eleições legislativas antecipadas, de 17 de novembro corrente.

-0- PANA APS FD/AKS/MTN/JSG/DD 20nov2024