Agência Panafricana de Notícias

Tunísia prorroga estado de emergência

Túnis, Tunísia (PANA) – O estado de emergência em vigor na Tunísia há mais de dois anos foi prorrogado por três meses desde sexta-feira, anuncia um comunicado oficial.

Ele foi instaurado em janeiro de 2011 durante a sublevação popular que derrubou o regime totalitário do antigo Presidente Ben Ali, que fugiu para a Arábia Saudita.

Esta prorrogação foi decidida pelo Presidente Moncef Marzouki, depois de concertações com o chefe do Governo, Hamadi Jebali, e o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Mustapha Ben Jaâfar, segundo um comunicado da Presidência tunisina.

A medida surge num contexto tenso marcado por uma crise política persistente agravada pelo assassinato, a 6 de fevereiro, do opositor Chokri Belaïd, que provocou violências em várias regiões do país.

A situação tornou-se ainda mais delicada com a descoberta de depósitos de armas no sul do país e perto de Túnis implicando grupos religiosos radicais.

Segundo o ministro do Interior, Ali Larayedh, algumas pessoas são suspeitas de estar ligadas à organização terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI).

-0- PANA BB/AAS/CJB/TON 02mar2013