Agência Panafricana de Notícias

Tshisekedi alerta para aumento de conflitos no mundo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, alertou para o aumento do número de conflitos no mundo, soube a PANA de fonte oficial.

Num discurso pronunciado terça-feira última na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Tshisekedi frisou que a “retórica da guerra ganha o terreno, e assistimos ao regresso dos velhos demónios,”

Mencionou os conflitos  na Faixa de Gaza (Palestina), na Ucrânia, no Iémen, no Myanmar e na Síria, bem como no seu próprio país, onde, em três décadas, "a guerra se tornou num exercício predador e num genocídio silencioso.”

A exploração ilegal dos recursos naturais é uma causa maior de conflito, indignou-se o chefe do Estado congolês.

Exortou a comunidade internacional a apoir a comissão de inquérito independente sobre os massacres perpetrados no leste da RDC.

Mais positivamente, disse esperar com impaciência pela vez do seu país de ser membro não permanente do Conselho de Segurança  (CS) das Nações Unidas em 2026 e 2027.

“A nossa participação será construtiva e holística ”, prometeu, insistindo na pa, segurança e prevenção e resolução dos conflitos.

Evocando a posição africana comum sobre a reforma do CS das Nações Unidas, o Presidente Tshisekedi disse que África deve ter dois assentos permanentes e dois não permanentes, devendo os dois primeiros gozar dos mesmos direitos e obrigações que os atuais membros permanentes (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia).

“África já não pode mais ficar de lado quando são tomadas decisções sobre a paz e a segurança internacionais”, sublinhou.

Todavia, felicitou o Presidente dos Estados Unidos (Donald Trump) de ter aberto a via ao diálogo que culminou com a assinatura, a 24 de junho de 2025, de um acordo de paz entre a RDC e o Rwanda.

Apelou, no entanto, à Organização das Nações Unidas para velar pelo cumprimento deste acordo, alertando que, “senão o sangue dos inocentes continuará a derramar-se."

-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/DD 24setembre2025