Agência Panafricana de Notícias

Trocas comerciais entre Angola e Rússia sobem para $ 500 milhões

Luanda, Angola (PANA) - As trocas comerciais entre Angola e a Rússia atingiram, em 2016, cerca de 500 milhões de dólares americanos, uma cifra 15 vezes acima do valor de 2012, revelou terça-feira o embaixador russo em Luanda, Dmitry Lobach.

O diplomata falava à imprensa no final de uma audiência concedida pelo Vice-Presidente angolano, Manuel Domingos Vicente, a quem apresentou os seus cumprimentos de despedida no termo da sua missão em Angola.

Ele reconheceu, porém, que, apesar deste aumento nas trocas comerciais entre os dois países, as cifras absolutas não são tão grandes como as de Angola com outros países como China.

“Quando cheguei a Angola, em 2012, o volume das trocas comerciais era de 25 milhões e, no último ano (2016), obtivemos 500 milhões”, precisou.

Referiu que uma das tarefas principais da suam missão em Angola foi a diversificação das trocas comerciais e das relações económicas, de modo geral, para não se limitar apenas à diamantífera ou das altas tecnologias.

“Queremos diversificá-las e estão na mesa de negociações programas e planos de construção de fábricas de produção e equipamento técnico e projetos na área da agricultura, dos transportes. No entanto, ainda é cedo para podermos falar destes projetos”, disse.

-0- PANA ANGOP/IZ 13junho2017