Agência Panafricana de Notícias

Tribunal para Serra Leoa quer continuar a julgar Charles Taylor

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Tribunal Especial para a Serra Leoa precisa de 39 milhões de dólares americanos para prosseguir com o julgamento do ex-Presidente da Libéria, Charles Taylor, declarou segunda-feira à PANA um membro do Comité de Gestão desta jurisdição, Angela Nworgu.
"Precisámos com urgência de fundos para continuarmos as actividades do Tribunal.
Em termos de financiamento, precisamos de 27 milhões 900 mil dólares americanos este ano e necessitaremos de 12 milhões 700 mil dólares em 2010", afirmou.
Nworgu acrescentou que o Comité de Gestão, encarregue de mobilizar fundos, já lançou um apelo aos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) para ajudar o Tribunal.
Presidido pelo Canadá, o Comité de Gestão do Tribunal integra, entre outras instituições, as Nações Unidas, a Serra Leoa, os Países- Baixos, o Reino Unido e os Estados Unidos.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, enviou correspondências aos países membros para pedir o seu apoio a fim de melhorar a situação financeira do Tribunal.
Taylor foi inculpado de 11 corpos de delitos, dos quais, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, bem como violações das leis humanitárias internacionais.