Agência Panafricana de Notícias

Tribunal Constitucional valida resultados das legislativas no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Tribunal Constitucional do Burundi confirmou a vitória do Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças da Democracia (CNDD-FDD, no poder) nas eleições legislativas e senatoriais de 23 e 28 de Julho passado neste país.
Bujumbura, Burundi(PANA)- La Cour constitutionnelle du Burundi a confirmé la victoire du Conseil national pour la défense de la démocratie/forces de la démocratie (CNDD-FDD, au pouvoir) aux élections législatives et sénatoriales des 23 et 28 juillet dernier dans ce pays.
Segundo o Tribunal Constitucional, estas eleições não foram manchadas por nenhuma irregularidade susceptível de modificar os resultados provisórios que proclamavam o CNDD-FDD largamente vencedor.
Assim sendo, o CNDD-FDD conserva os seus 81 assentos na Assembleia Nacional, contra 17 do partido da Unidade para o Progresso Nacional (UPRONA, ex-partido único) e cinco da Frente para a Democracia no Burundi (FRODEBU, oposição).
No Senado, o CNDD-FDD terá 32 eleitos, aó passo que a UPRONA terá dois cooptados para a etnia marginalizada dos Batwa (Pigmeus).
O futuro senado burundês será composto por 17 mulheres e 17 homens, incluindo 17 Hutu e 17 Tutsi, em conformidade com a lei eleitoral em vigor e na sequência duma dosagem sábia para respeitar os equilíbrios étnicos.