Agência Panafricana de Notícias

Três suspeitos em detenção preventiva no Burkina Faso por atentado de Ouagadougou

Ougadougou, Burkina Faso (PANA) - Três pessoas estão em detenção preventiva no quadro dos inquéritos sobre os ataques de 15 de janeiro de 2016 em Ouagadougou que fizeram cerca de 30 mortos e várias centenas de feridos, anunciou quinta-feira o procurador-geral da República.

Num comunicado, o procurador precisou que estas pessoas estiveram em contacto com um suposto organizador em chefe dos ataques.

Disse também que o inquérito permitiu estabelecer conexões entre os ataques do Radison Blu no Mali, do Capuccino e em Splendid Hotel no Burkina Faso e de Grand Bassam na Côte d'Ivoire.

O jurista acrescentou que, dado o caráter transnacional dos factos, pedidos de entreajuda penal internacional foram enviados às autoridades judiciais do Mali e da Côte d´Ivoire.

Sublinhou que a cooperação internacional com França, os Estados Unidos, a Interpol (Polícia Internqacional) Lyon (França), o Níger e o Canadá, permitiu grangear informações úteis sobre estas matérias.

"Estamos ainda à espera dos resultados das análises que nos vão permitir identificar formalmente terroristas e a proveniência das armas usadas", concluiu.

-0- PANA NDT/BEH/SOC/MAR/DD 13jan2016