Agência Panafricana de Notícias

Togo inaugura nova central térmica de 100 megawatts

Lomé- Togo (PANA) -- O Togo possui desde 15 de Outubro corrente uma nova central térmica de 100 megawatts (MW) estimada em 192 milhões 400 mil dólares americanos, inteiramente financiados pela Contour Global, uma empresa norte-americana.
Esta central térmica, operacional desde sexta-feira última, após 18 meses de obras, fornecerá ao Togo 100 MW, o equivalente a 780 milhões de quilowatts/hora por ano, o que permitirá ao país esquecer os cortes de eletricidade.
A nova central térmica utiliza seis geradores motores fornecendo cada um 16,6 MW e podendo funcionar com gás natural, gasóleo pesado e gasóleo simples, segundo técnicos.
Para a exploração desta central térmica, a Contour Global assinou um contrato de concessão de 25 anos com o Estado togolês e um contrato de compra e venda de energia com a Companhia de Energia Elétrica do Togo (CEET), a empresa nacional que se ocupa da aquisição e venda de eletricidade no Togo.
Lembre-se que a Contour Global financiou este projeto graças ao apoio financeiro da Overseas private Investment Corporation (OPIC), um organismo norte-americamo de garantia e financiamento dos investimentos privados.
O Togo depende em 80 porcento do exterior para a sua energia elétrica, fornecida pelo Gana e pela Côte d'Ivoire.