Agência Panafricana de Notícias

Togo e Kosovo estabelecem relações diplomáticas

Lomé, Togo (PANA) - O Togo e o Kosovo assinaram segunda-feira em Pristina um acordo de estabelecimento de relações diplomáticas para a promoção da cooperação internacional entre os dois países, soube a PANA de fontes diplomáticas em Lomé.

O acordo foi assinado por ocasião da visita oficial ao Kosovo do ministro togolês dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Robert Dussey, de 20 a 22 de julho.

O chefe da diplomacia togolesa assinou os documentos relativos a este acordo com o seu homólogo do Kosovo, Enver Hoxhay.

Este acordo tem como objetivo desenvolver entre os dois países relações amistosas e a cooperação nos domínios políticos, económicos, culturais e técnicos.

Além do acordo de estabelecimento de relações diplomáticas, o Togo assinou um acordo-quadro de cooperação económica, cultural, científica e técnica com o Kosovo para permitir aos dois Estados cooperar e trocar experiências nos domínios do comércio, das finanças, da banca, das pequenas e médias empresas, da agricultura, da indústria alimentar, da cultura, do desporto, do turismo, da educação, das ciências e das técnicas.

Antiga região autónoma de 1946 a 1968, o Kosovo foi uma província autónoma da República Federativa da Jugoslávia de 1968 a 1989 antes de proclamar a sua independência em 1991 depois da supressão da sua autonomia pelo Governo central sérvio.

O Kosovo, que foi colocado sob a administração da Organização das Nações Unidas (ONU) durante vários anos, foi palco de sangrentos combates e foi reconhecido a 22 de julho de 2010 como Estado soberano depois parecer consultivo do Tribunal Internacional da Justiça (TIJ), que estatuiu sobre a proclamação unilateral da sua independência.

Situado na Europa do Sudeste, nos Balcãs, o Kosovo tem uma superfície de 10.887 metros quadrados e uma população de um milhão e 730 mil habitantes.

Desde a sua independência, vários países africanos reconheceram o Kosovo, dos quais o Benin, o Burkina Faso, a Côte d'Ivoire, o Gana, a Guiné-Bissau, a Guiné Conakri, o Níger, a Libéria e a Serra Leoa.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/TON 21julho2014