Lomé, Togo (PANA) - O Togo e o Gana vão assinar, provavelmente em outubro próximo, um acordo sobre a delimitação das suas fronteiras marítimas, depois dos trabalhos entre os dois países na semana passada, soube a PANA de fontes oficiais esta quarta-feira em Lomé.
Depois de vários contenciosos marítimos seguidos de numerosas negociações, «uma nova linha fronteiriça foi proposta pela parte ganesa para permitir ao Togo ter acesso ao alto mar», indica uma fonte próxima do dossier.
Na sequência das negociações que vão conduzir a um acordo provável em outubro, foi concedido ao Togo um prazo suplementar para «examinar as implicações desta linha».
Os dois países consideraram conveniente manter o subcomité técnico conjunto para acompanhar a aplicação das decisões do acordo de delimitação marítima depois da sua assinatura e «institucionalizar uma patrulha conjunta entre as suas marinhas nacionais».
O Togo e o Gana partilham fronteiras terrestres e marítimas e chocam-se frequentemente com conflitos diversos, lembra-se.
O acordo , diz, permitirá aos dois países esclarecer a questão e cooperar em matéria de pesca, de comércio marítimo e de fazer face à pirataria que sevicia na costa oeste africana.
-0- PANA FAA/JSG/DIM/MAR 14setembro2022