Agência Panafricana de Notícias

Tenista sul-africano inculpado de violação de menor

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O tenista sul-africano Bob Hewit foi incriminado por violação e agressão sexual de menor segunda-feira no termo do seu julgamento diante do Alto Tribunal de Gauteng, na África do Sul, soube a PANA de fontes judiciais.

O ex-vencedor de Wimbledon, de 75 anos, foi objeto dum inquérito depois de queixas das suas antigas alunas segundo as quais ele as teriam violado quando as treinou nos anos 1970, 1980 e 1990.

A Federação Sul-Africana de Ténis abriu investigações em 1992, mas nenhuma ação jurídica foi empreendida contra Hewitt.

Uma das suas vítimas, Suellen Sheehan, que estava no tribunal na altura do anúncio do veredito pelo juiz Bert Bam, verteu lágrimas.

O advogado de Hewitt, Terry Price, afirmou que desejava apresentar argumentos para a redução da pena devido à idade e aos problemas de saúde do seu cliente.

Hewitt, nascido na Austrália, foi acusado de violação por Sheehan, bem como por Theresa Tolken nos anos 1980 e de agressão sexual por uma terceira mulher que preferiu não ser identificada nos anos 1990.

Em 1967, depois de se casar com uma Sul-africana, Hewitt tornou-se cidadão sul-africano. Durante uma brilhante carreira, ele venceu vários títulos do Grande Chelem em simples e duplo (US Open, Wimbledon, Open de Austrália, Open de França).

Ele desempenhou igualmente um papel importante no único título de Taça Davis vencido em 1974 pela África do Sul. Ele ganhou sete títulos em simples e 65 em duplo.

Em novembro de 2012, ele foi suspenso do International Tennis Hall of Fame quando estas alegações de violação surgiram.

-0- PANA CU/VAO/NFB/BEH/MAR/TON 23março2015