Agência Panafricana de Notícias

Taxa de morbidade ligada à malária baixa no Senegal

Kaolack- Senegal (PAA) -- A taxa de morbidade ligada à malária no Senegal passou de 22,25 por cento em 2007 para 5,62 por cento em 2008, revelou o responsável de supervisão do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo (PNLP), Moussa Ndour, domingo à noite em Kaolack, no centro do país.
"O paludismo que constituía uma das primeiras causas de consulta e mortalidade no Senegal está agora controlado em todo o país e, graças ao Teste de Diagnóstico Rápido (TDR), o país conseguiu controlar a evolução da doença", declarou Ndour num ateliê sobre a saúde materno- infantil e o paludismo no Senegal.
Segundo ele, nenhum caso de paludismo foi registado este ano nalgumas localidades do país, nomeadamente em Thiénaba, no distrito de Khodjent, e em Panda no distrito de Koumpentoum.
"Estes desempenhos alcançados nestas zonas foram graças a uma implicação comunitária efectiva na distribuição e na utilização dos mosquiteiros impregnados de insecticida, as actividades de destruição de refúgios larvares, a identificação e o recurso prévio ao tratamento dos casos de paludismo", indicou.