Agência Panafricana de Notícias

TPI retoma julgamento de Charles Taylor

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O julgamento do ex-Presidente liberiano, Charles Taylor, vai retomar a 13 de Julho no Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, na Holanda, anuncia um comunicado publicado em Nova Iorque.
"Os advogados do ex-Presidente da Libéria, Charles Taylor, vão apresentar os seus argumentos contra as acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade que pesam sobre o seu cliente a partir de 13 de Julho", sublinha o comunicado.
Em 2006, o Conselho de Segurança da ONU autorizou a organização do julgamento de Charles Taylor na Holanda, em vez de Freetown, capital da Serra Leoa, por razões de segurança.
O antigo Presidente liberiano rejeitou as 11 acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, incluindo pilhagens e recrutamento de crianças soldados.
Estas acusações são baseadas no seu presumível apoio a dois grupos rebeldes na Serra Leoa, designadamente o Conselho Revolucionário das Forças Armadas e a Frente Revolucionária Unida, durante a guerra civil neste país, de 1996 a 2002.
O tribunal especial da ONU para a Serra Leoa foi instaurado em Janeiro de 2002 no quadro dum acordo entre o Governo serraleonês e as Nações Unidas.