Agência Panafricana de Notícias

Sindicalistas denunciam ingerência de autoridades na imprensa pública no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Duas organizações sindicais da imprensa denunciaram esta quinta-feira “a ingerência” das autoridades nos órgãos de comunicação públicos, apontando para as “maquinações” do atual ministro da Comunicação, Remis Fulgence Dandjinou.

Segundo a Associação dos Jornalistas do Burkina (AJB) e o Sindicato Autónomo dos Trabalhadores da Informação e Cultura (SYNATIC), a atitude daquele governante segue-se a vários factos que lembram as práticas das autoridades sob a era do ex-Presidente Blaise Compaoré, como uma « ingerência grosseira » na recolha, abordagem e difusão da informação que muitas vezes distorce o conteúdo das reportagens.

« Esta intrusão expõe, por outro lado, os trabalhadores da imprensa pública à vindicta popular durante a cobertura das manifestações públicas », sublinha o comunicado conjunto dos dois sindicatos.

O ministro da Comunicação intimou os trabalhadores da imprensa pública a apoiar a ação governamental, suscitando vivas críticas no seio da opinião pública.

Os sindicatos encorajam as mulheres e os homens da imprensa a resistir às ameaças, pressões, intimidações e a cumprir o seu trabalho com profissionalismo e com respeito pelas regras de ética e de deontologia na abordagem da informação.

-0- PANA NDT/JSG/FK/IZ 21julho2016