Trípoli, Líbia (PANA) - Sete embaixadores e encarregados de negócios dos Estados Unidos, da França, da Alemanha, da Itália, da Rússia, da Turquia e do Reino Unido anunciaram o seu apoio à conselheira especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Líbia, Stephanie Williams, com vista à organização das eleições neste país da África do Norte, o mais cedo possível.
A expressão deste apoio inscreve-se no quadro dos esforços para facilitar a realização das próximas eleições na Ĺíbia, respondendo-se assim às aspirações dos 2.500.000 eleitores líbios.
Stephanie Williams, encarregue de realizar a mediação com as partes líbias e os países da região para promover o processo político, manteve encontros com estes diplomatas com vista à organização de eleições o mais cedo possível na Líbia, após o adiamento das mesmas quando elas deviam ocorrer a 24 de dezembro último, como inicialmente previsto.
Mas o Parlamento líbio, que lidera atualmente a iniciativa de encontrar uma solução através dum roteiro e com novas perspetivas da próxima fase no país, está concentrado na mudança do Governo em vez de buscar um consenso sobre um calendário das eleições a que aspiram os Líbios.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 28jan2022