Agência Panafricana de Notícias

Senegalesa Awa-Marie Coll Seck deixa direção de "Fazer Recuar Malária"

Paris, França (PANA) – A ex-ministra senegalesa da Saúde, Awa-Marie Coll-Seck, deixará, na próxima segunda-feira, a direção executiva da parceria "Fazer Recuar a Malária", soube a PANA esta quarta-feira de fonte autorizada em Paris.

O Conselho de Administração da Parceria afirmou recentemente que a professora Seck deve ser substituída por ter cumprido dois mandatos de três anos à frente da instituição sediada em Genebra, na Suíça, que ela dirige desde 2004, indica a mesma fonte.

Durante este tempo que ficou à frente desta Parceria, Seck conseguiu fazer passar as contribuições da comunidade internacional para a luta contra a malária de 100 milhões para um bilião 500 milhões de dólares americanos.

A mortalidade ligada à malária diminuiu durante o mesmo período em cerca de 30 porcento em 10 países africanos dos quais o Botswana, a Guiné Equatorial, a Namíbia e o Rwanda.

Fazer Recuar a Malária é uma parceria criada por iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco Mundial (BM) e do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF).

-0- PANA SEI/AAS/FK/IZ 07dez2011