Agência Panafricana de Notícias

Seminário sobre negócios internacionais decorre em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – um seminário de capacitação em negócios Internacionais decorre na cidade da Praia desde segunda-feira sob a orientação de professores indianos, soube a PANA de fonte diplomática no local.

Orientada por três professores do Instituto Indiano do Comércio Exterior, o encontro visa desenvolver capacidades de internacionalização das empresas cabo-verdianas, através da adequação de ferramentas e da avaliação das condições e oportunidades a fim de se expandirem para novos mercados, de acordo com a fonte.

O Ministério das Relações Exteriores, que organizou o seminário, em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação, sublinha que, para a internacionalização das empresas cabo-verdianas, é preciso dotar o setor privado de conhecimentos sobre o comércio internacional.

O diretor-geral dos Assuntos Globais desta instituição, Carlos Semedo, considera que a experiência indiana nesse domínio poderá ajudar Cabo Verde a atingir este objetivo.

“Estamos a trabalhar com base em experiências de países como a Índia, entre outros, com os quais temos muito boas relações”, afirmou Carlos Semedo.

O diplomata referiu que, em matéria de negócios internacionais, empresários cabo-verdianos devem ter em conta fatores como a identificação, avaliação e seleção do país de exportação/importação, procedimentos comerciais internacionais e a documentação, estratégias e formas de penetração no mercado, temas agendados para o encontro.

A logística e questões ligadas à cadeia de abastecimento, ao manuseio de materiais, à contentorização e transportes multi-modal, figuram igualmente entre os temas agendado, de acordo com o responsável.

Acrescentou que esta ação formativa, a ser ministrada por uma equipa de especialistas indianos, destina-se às empresas cabo-verdianas e instituições ligadas aos negócios internacionais.

O seminário, que vai durar uma semana, resulta de uma decisão do conclave India/África de ajudar os países africanos, nomeadamente Cabo Verde, a fortalecerem o seu tecido económico empresarial.

-0- PANA CS/DD 17set2014