Agência Panafricana de Notícias

Secretário-geral da Interpol visita Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O secretário-geral da Polícia Internacional (Interpol), Ronald K. Noble, inicia esta sexta-feira uma vista a Cabo Verde para contactos com as autoridades governamentais e policiais locais, visando o reforço da cooperação entre a instituição e o arquipélago, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

A visita vai ser uma oportunidade para Ronald Noble conhecer o Gabinete de Cooperação Internacional (serviço da Interpol) que funciona junto da Direção Nacional da Polícia Judiciária (PJ), na capital cabo-verdiana.

Do programa da visita constam encontros com os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, da Defesa, da Administração Interna e ainda com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

O secretário-geral da Interpol vai também avistar-se com o diretor nacional da PJ e com a embaixadora dos Estados Unidos em Cabo Verde.

Ronald Noble vai fazer ainda uma visita de cortesia ao primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, para o colocar a par do estádio de desenvolvimento da Interpol e do serviço que a mesma presta às autoridades policiais em Cabo Verde.

A Interpol é uma agência internacional de Polícia que ajuda outras agências de aplicação da lei a localizar criminosos que operam em diferentes países.

Neste âmbito, a base de dados da organização, os protocolos de comunicação e os alertas internacionais são peças vitais no combate internacional ao crime.

A Interpol, que é totalmente autónoma e independente de qualquer país, integra 186 Estados- membros mas permanece politicamente neutra e não participa em qualquer ação que envolva política, raça ou religião.

A agência está focada em muitas áreas-chave do crime, nomeadamente o terrorismo, o abuso sexual de crianças e pornografia infantil, o crime organizado, os fugitivos internacionais, os crimes com computador, incluindo furto de identidade e de informações financeiras.

A Interpol também monitora e combate o tráfico humano, o contrabando e a venda de drogas ilegais, a lavagem de dinheiro, o crime ambiental, a fraude e os crimes contra a propriedade intelectual.

-0- PANA CS/IZ 13set2013