Agência Panafricana de Notícias

São Tomé e Príncipe adia eleições autárquicas e regionais por falta de dinheiro

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Conselho de Estado santomense decidiu por unanimidade adiar as eleições autárquicas e regionais, inicialmente previstas para julho próximo, até à criação das condições técnicas, materiais e financeiras indispensáveis à sua realização, soube-se sexta-feira de fonte oficial em São Tomé.

Conselheiros do Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, sugeriram que a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) estabelecesse uma agenda de trabalho para a realização das eleições para o poder local em São Tomé e para o Governo Regional da ilha do Príncipe.

O presidente da CEN, Victor Correia, convidado a participar na reunião do Conselho de Estado, informou os conselheiros presidenciais da "subsistência da ausência de condições técnicas, materiais e financeiras para a realização das eleições autárquicas e regionais", declarou João Carlos Silva, porta-voz do Conselho de Estado.

Na sua análise, disse, o Conselho de Estado considerou, por unanimidade, "não haver condições objetivas para a marcação das eleições autárquicas e regionais de 2013, nos termos legalmente previstos".

Como solução para a situação, o Presidente da República foi exortado pelos membros do seu órgão de consulta, a "exercer a sua magistratura de influência junto dos órgãos de Estado com competências, para que a Comissão Eleitoral Nacional estabeleça uma agenda de trabalhos com vista à criação urgente das condições indispensáveis à realização de eleições autárquicas e regionais credíveis, transparentes e pacíficas" para todos, concluiu João Carlos Silva.

A reunião do Conselho de Estado decorreu no Palácio do Povo e nele participaram os conselheiros do Presidente Pinto da Cota, com destaque para o ex-Presidente da República, Miguel Trovoada (1991-2001), exceto Fradique de Menezes, também ex-Presidente da República (de 2001 a 2011).

-0- PANA RMG/DD 24maio2013