Agência Panafricana de Notícias

Restos mortais do ex-Presidente tchadiano esperados no Tchad

Paris- França (PANA) -- Os restos mortais do ex-chefe de Estado tchadiano, o general Félix Malloum, falecido a 12 de Junho corrente em Paris, vítima de problemas cardíacos, serão repatriados quinta-feira, soube a PANA de fonte oficial.
Uma missa de requiem, presenciada por membros da sua família e pelo embaixador do Tchad em França, Hissène Brahim Taha, foi organizada quarta-feira em Paris antes do rito fúnebre para o seu repatriamento por um avião afretado pelo Estado tchadiano, precisou a mesma fonte.
O general Félix Malloum Ngakoutou Bey-Ndy, de 77 anos de idade, dirigiu o Tchad de 1975 a 1979 à frente do Conselho Superior Militar (CSM) após o golpe de Estado levado a cabo por um grupo de militares contra o regime do primeiro Presidente tchadiano, Ngarta Tombalbaye.
Exilado para a Nigéria após o seu derrube por Hissène Habré, em 1979, o general Malloum regressou ao país em 2002 após 23 anos de ausência.
Logo após o seu regresso, ele foi promovido a general de divisão pelo actual Presidente Idriss Déby Itno.
O Governo tchadiano decretou um luto nacional de 10 dias a partir de sábado último e previu a organização de exéquias nacionais em sua homenagem.