Agência Panafricana de Notícias

Responsável da ONU designa causa de conflitos em África

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Os inúmeros conflitos que agitam o continente africano não são o resultado do acaso e têm origens múltiplas, afirmou quinta-feira o ex-representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Burundi e na Somália, Ahmedou Ould Abdallah.

O alto responsável da organização mundial identifica a causa destes distúrbios « na ausência total de justiça que provoca a impunidade, o recurso dos governantes à repressão sistemática e à violência contra povos, a má governação e a prevaricação em todas as esferas do Estado, e a instrumentalização de várias questões sensíveis ».

Para evitar os conflitos em África, Ahmedou Ould Abdallah preconiza « uma concordância de ação interna e externa face aos vários impasses que caraterizam a situação política, económica e social em vários países. É preciso um trabalho coletivo além das fronteiras dos diferentes países e esforços comuns a favor da estabilidade », defendeu o responsável onusino.

Ahmedou Ould Abdallah falava durante uma conferência, quinta-feira à noite, na Univerdade de Nouakchott, capital mauritana.

-0- PANA SAS/TBM/FK/IZ 15abril2011