Agência Panafricana de Notícias

Rendição de chefe rebelde rwandês na RD Congo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O chefe rebelde rwandês, tenente-coronel Idrissa Muradadi, rendeu-se após uma ofensiva militar conjunta das Nações Unidas e do Exército Nacional da República Democrática do Congo, anunciou quinta-feira a Missão de Manutenção da Paz da ONU na RD Congo (MONUSCO).

Segundo um comunicado transmitido quarta-feira à PANA, em Nova Iorque, Muradadi, considerado como um "peixe graúdo", e três dos seus guarda-costas renderam-se sexta-feira às forças da MONUSCO e do Exército Nacional Congolês (FARDC).

"É uma excelente informação e o facto de que se tenha rendido vai ter um efeito desmoralizador nos outros rebeldes da FDLR no leste da RD Congo", indicou o porta-voz da MONUSCO, Manodje Mounoubai.

Muradadi é um antigo comandante das Forças Democráticas de Libertação do Rwanda (FDLR), que operava desde o fim do ano de 1994 principalmente no leste da RD Congo.

Após a sua rendição, o chefe rebelde foi enviado para um campo de desarmamento e de desmobilização e será brevemente transferido para o Rwanda.

As FDLR fazem parte dos numerosos grupos armados que operam na RD Congo.

O Governo congolês lançou várias ofensivas que visam estes grupos, com o apoio logístico da Misão da ONU de manutenção da paz da ONU.

-0- PANA AA/SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 15março2012