Agência Panafricana de Notícias

Pugilista conakry-guineense cria movimento político na Bélgica

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Um pugilista conakry-guineense, Béa Diallo, anunciou terça-feira em Bruxelas ter criado um movimento designado Movimento Guiné Nova (MGN) que poderá ser transformado num partido político em previsão das próximas eleições presidenciais na Guiné-Conakry.
Seis vezes campeão inter-continental dos pesos médios, Diallo que adquiriu a nacionalidade belga, é um deputado da cidade de Bruxelas e é vereador do concelho de Ixelles.
Ele disse deslocar-se à Guiné-Conakry a 9 de Janeiro próximo para a implantação do seu movimento cujo objectivo é "superar todos os obstáculos políticos para reunir todas as forças voluntárias a fim de pôr termo à oligarquia que reina em Conakry".
Diallo indicou ter lançado o MGN com o apoio dos principais partidos políticos belgas, incluindo o Partido Socialiste (PS), o Centro Democrata e Humanista (CDH) e o Movimento Reformador (MR- liberal).
O pugilista sublinhou que o objectivo do seu movimento é estabelecer a democracia na Guiné-Conakry, com o apoio da Bélgica.